terça-feira, 20 de janeiro de 2009

comer ou não comer?



parece que eles adivinham, né? foi só eu viajar que a pepita parou de comer a ração dela [renal] como de costume. precisavam ver que bonitinho, eu até elogiava a futrica para todo mundo: “ai, pepitão come a ração dela bonitinho, precisam ver que fofo”.

é, só que depois de cinco dias no rio a trabalho, a safada passou a comer a ração dos meninos. eu não tive muita escolha. o nico não come outra ração que não a dele, o miguel reveza entre uma e outra. cinco dias longe, por mais que a super elisa fosse cuidar dos piludos todos os dias, o fato de passarem a maior parte do tempo sozinhos, fez com que ela fizesse o que bem entendesse.

até aí, blz. o problema é que mesmo eu voltando e nossa rotina entrando nos eixos, a pepita não quer mais comer a ração dela. enquanto estou trabalhando, deixo só a ração renal disponível e suspendo a fit 32. quando eu volto, deixo a ração dos meninos e fico de olho nela. só que não ta dando muito certo. ela não está comendo nada e o nico tb não. aí eu tenho que ficar dando ração para o ico separadamente, quase que na boca, com potinhos menores e sempre por perto.

como a pepita tem o coco mais mole que os meninos [por conta da ração, mas nada demais] eu consegui perceber que ela não faz coco há 2 dias e agora to morta de preocupação. claro que ela não deve estar comendo nadica de nada. já tentei dar sache renal, mas ela lambe, lambe, mas abandona logo na sequência.

como só tenho 2 quartos e um ta ocupado pela branca e belle, não tenho como deixá-la separada durante o dia. to pensando em deixar a pequena no banheiro enquanto eu não estiver em casa, só que meu banheiro não tem janelas... saco! to sem saber o que fazer.

já misturei ração renal com fit 32 para ver se ela anima de comer assim. mas ainda não notei melhoras. se ela não voltar a comer a ração dela, vou ter que apelar!!! ahhhhhhh saco viu? pepitão percebeu que agora não sai mais de casa e botou as manguinhas pra fora!!!!

humpf!

12 comentários:

Ana, Anjogatos disse...

Oi Luiza, a Peta minha gata de 12 anos teve uma infecção urinária e precisou comer a ração Urinary da Royal, como tenho outros dois e ficou dificil vigiá-los todos comeram a mesma, difícil foi voltar para a Senior e Male younger, consulte seu veterinário sobre misturar a urinary com a renal, pois acho que ela é mais saborosa. Beijos

Uniqua disse...

Ai Jesus!!!! Que danadinha, foi se se ver sozinha e colocou as patinhas de fora!!!!!!

Os peludos do Bigodes e Ronrons deixaram uma brincadeira pra vc la no blog.
http://bigodeseronrons.blogspot.com/
Quando der, de uma passadinha la.
Lambeijocas na Pepita

Anônimo disse...

Ih, Lu, aqui em casa é a maior bagunça. O Lelinho só come a renal porque o potinho dele fica embaixo e ele não consegue pular para alcançar a comum. Todos os outros fazem uma salada de rações e a Gosai que precisava comer a ração de filhote acaba comendo a renal o que é péssimo para ela, então eu tenho dado carne todos os dias para suplementar as proteínas. Quando você vai colocar o Pepitão no desenho? Estou morrendo de curiosidade para ver.
bjs
Sil

Teodoro disse...

Quando mami viajou eu também não comi muito não... Saudades! Um beijo!

disse...

Luísa, obrigada pela ajuda de hoje e espero que Dona Pepitolina pare de frescuras! :)

Deixei uma brincadeirinha pra vc lá no blog, ok?

Anônimo disse...

Que situação, ter mais do que um gato e fazer com que cada um coma uma ração diferente é muito complicado, eu já desisti, mas não tenho nenhum com problema renal.
beijocas

Carola disse...

Aquela foto não sou, mas é linda né ?
Tenho outro tipo de tattoo na coxa , fiquei curiosa com os seus lacinhos hehehe

Quanto ao seu post sempre achei complicado quando os gatinhos comem rações diferentes deve ser bem complicado . Sorte !!

beijos

Andressa disse...

ai, essa situação me é bem familiar!!!
estou passando exatamente por isso com meu trio gatolino.
então... também não sei como fazer!
estou de olho nas dicas aqui...
Mas, para a Pepita comer, vc pode oferecer um franguinho cozido... será que ela vai resistir? :)
Bjocas!

Louca dos Gatos [luipinheiro] disse...

então, a dra. angélica liberou fit 32. apesar de não ser ideal, tem menos proteína e ela precisa comer. to tentando misturar para enganá-la. a fit 32 pura tá em cima do microondas que está em cima da geladeira - hehehe. só o nico sobe lá! antes dela se recusar a comer a ração dela, eu deixava a dela sozinha durante o dia e de noite, quando eu estava em casa, deixava as duas e controlava a pequena. era tranquilo....

Louca dos Gatos [luipinheiro] disse...

hell, e passa seu e-mail e eu te mando foto dos lacinhos =D

Anônimo disse...

Esses bichanos fazem a gente passar nervoso... Mas são uns amores!
Miau! =)

Marcia Tunes disse...

Três gatinhos apareceram no meu jardim, um deles muito social e amistoso, foi logo fazendo amizade, querendo entrar em casa, comeu muito brincou e ficou sendo o rei do pedaço, mas um dos outros dois que não são muito sociais não pode comer que quer logo bater no meu queridinho, ele é todo branco, lindo, maravilhoso, macio e amoroso, fiquei morrendo de raiva do pretão grandão que depois de comer que matar o meu branquinho, mas não consigo fazer maldade com ele e mesmo assim ainda o alimento, mas de ontem pra hoje o branquinho esta muito quieto, só quer dormir e não come quase nada, esta muito deprimido com o olhinho machucado, acho que foi unhada ou mordida do outro, não sei o que fazer, poderia dar uma dica.