terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

posse responsável


estava conversando outro dia com um amigo e ele comentou que o gato de um conhecido dele se suicidou. na hora já reagi avisando que gatos não se suicidam, o que acontece é que um dono irresponsável não telou o apartamento e deixou que ele caísse.

claro que meu amigo falou na maior inocência. não tinha a intenção de gerar nenhuma discussão. na verdade, o que me intrigou nesta conversa foi constatar a cultura das pessoas de terceirizar os problemas.

como assim terceirizar? sim, as pessoas têm esta postura. elas colocam a culpa numa fator incontrolável e assim não se sentem mal quando alguma merda acontece. só que se vc opta criar um gato num apartamento, sem telas nas janelas, vc está assumindo a responsabilidade de colocar a vida do seu gatinho em risco.

sim, pq não fui eu quem inventou o ditado que fala que a curiosidade matou um gato. eles são curiosos mesmo e não podem ver um passarinho ou inseto dando sopa que logo saltam para pegá-los.


além disso, eles vêm com o sistema de derretimento automático durante o sono. os meu,s pelos menos, sempre fazem isso. ficam ali espremidos no parapeito da janela, começam a sonhar e vão relaxando, relaxando, até que uma hora entram em estado semilíquido e caem.

acredito que para ter um animal, vc precisa avaliar o risco completo, bem como o valor que precisará investir na criação dele. assim como crianças crescem e vão na escola, gatos precisam de telas, ração de qualidade, areia sanitária, vacinas e possíveis tratamentos médicos. não é só de amor e carinho que eles precisam... infelizmente!

pense milhares de vezes antes de se meter a criar um animal! não corra riscos desnecessários. pense que quem paga com sua irresponsabilidade são os animais e eles não têm nenhuma culpa disso!

9 comentários:

Dani Faber disse...

Apoiado! Eu moro em casa e também tenho tela (de galinheiro, que eu mesma pus, mas a crise tá braba então o jeito é encarnar o MacGyver) para evitar que eles fujam e sejam envenenados por aí. Então num apartamento precisa ainda mais.
bjs e miaus
Dani e tropa.

Gata Lili disse...

É verdade. E já mi amigas da mamis passar apuros porque o gato caiu ... sabendo que tem que colocar rede de proteção. É difícil...

Marilia disse...

Sem rede, no way!
E tem gente que ainda tem a cultura de que gato feliz é gato solto... afffe!
Beijocas

Gatos da minha vida: Lola, Lilica, Smigol e Preta disse...

É revoltante escutar isso, eu entendo perfeitamente seu ponto de vista, as pessoas sempre culpas os pobrezinhos, inocentes...uma pena que ainda tem gente criando gatos soltos, odeio isso,!

eva disse...

As pessoas sào muito ignorantes em relação aos gatos, ainda acreditam em crendices bobas que prejudicam nossos bichanos.
Custa se informar um pouco neste mundo que a internet facilita tanto.

Milene disse...

Totalmente apoiado. Não há a menor chance de se criar um gato em apartamento sem telas nas janelas. E em casa também é necessário. O bichinho sai, as ruas são perigosas e eles são indefesos.
Telas são essenciais.

Laraue disse...

Pirei o cabeção num dia em que uma mulher aqui do trabalho falou que uma amiga dela só teve gatos suicidas...que todos os gatos dela pulavam da janela!!! ahhhhhhhhhhhhhhh....juntei forças e paciência e expliquei o esquema...mas dá vontade de esganar!

Anônimo disse...

nossa nem me fale. a minha vira e mexe cai de cima do computador ou da televisão.

carol c. winchester disse...

Eu moro em casa e coloquei telas, dei uma de MacGyver, como disse a Dani, tenho medo de serem atropelados ou maltratados, no início foi uma batalha, o pobre do meu sofá e minhas cortinas sofreram as consequências, mas agora está tudo em paz, pela manã e a noite saio com eles pro quintal, eles brincam e depois pra dentro, eu durmo tranquila sabendo que estão fora de perigo.