segunda-feira, 25 de maio de 2009

medicina moderna

é impressionante como asma e renite estão associadas aos gatos. sei la de onde veio esta lenda, acho que do fato dos gatos soltarem pelos.

eu, por exemplo sou asmática desde que eu tenho uns 15 anos. minha mãe é, uma das minhas irmãs tb é. eu nunca sofri horrores. sempre tive crises fracas que eram bem resolvidas com a famosa bombinha.

há um mês mais ou menos, tenho sofrido demais com minha asma. a temperatura baixou e lá fui eu parar 2 x no pronto-socorro, que de pronto não tem nada. inalação, mudança na bombinha e em algun dias lá estava eu com falta de ar de novo.

minha família começou a pegar no meu pé: vc tem muitos gatos. não pode se prejudicar para ajudar eles. fica só com os seus pq gosta deles, mas deixa de ser lar temporário...

tava precisando marcar uma pneumologista há tempos e adiantei isso por conta da pressão familiar. há uns 4 anos tinha ganhado de uma amiga um livro sobre asma. eu não lembrava o nome da médica, mas lembrei que já tinha a procurado e ela não atendia meu plano de saúde.

meu plano mudou faz uns 2 anos e lá fui eu procurar de novo a tal médica. eu só sabia que o nome dela era iara e ao abrir o livro do plano, BINGO, dra. iara atendia meu plano atual.

resumindo. fui lá na terça. falei que tinha gatos e na hora ela me disse:

dra.: há quanto tempo vc tem gatos?
eu: 5 anos
dra.: e há quanto tempo tem crises como estas?
eu: segunda vez que paro no ps, desde que tenho gatos a primeira.
dra.: quando médico manda paciente largar os gatos, o paciente larga é o médico.

simplesmente amei. tb avisei que estava passando aspirador diariamente. ela disse que eu só me cansava, pois não adiantava nada, afinal, os ácaros estão no ar todo e não só nos pelos pelo chão. que não fazia sentido eu chegar cansada do trabalho e ainda ter que passar aspirador. que meu tratamento seria adaptado a minha realidade e não o inverso.

achei que não existissem médicos bons, ou que eles se escondiam de mim. mas não é que ela existe e aceita meu plano?

comecei o tratamento na terça mesmo. remédio para asma 2x por dia e para renite 1 x ao dia. desde terça não usei mais a bombinha. ainda uso desentupidor nasal, mas bem mais raramente. daqui 40 dias volto para a gente fazer de novo os testes.

continuo passando aspirador em casa, mas não estou neurótica. quando chego tarde ou estou com preguiça, deixo para o dia seguinte.

tô mais aliviada, pois minha mãe viu que tô buscando ajuda. assim ninguém me perturba com os meus piludinhos. tb sei que eles não me fazem mal, né?

vale muito a pena uma médica assim. para quem se interessar, o nome dela é iara fiks. vou pegar os contatos dela e postar aqui depois, mas ela aceita unimed, meu plano, e fica no itaim, pertinho do hospital são luiz.

isso sim é medicina atual, né?

=D

11 comentários:

Nana disse...

Lu:
Que legal esta médica heim!!!
Outro dia tive uma tosse que não passava com nada, fui ao otorrino e foi diagnosticada como crise alégica, ele perguntou ac coisas básicas e eu já fui dizendo... tenho 3 gatos e não vai adiantar vc falar para eu me livrar deles... pode achar outra solução.. rs
A homeopatia tbém me ajudo mto!!
Espero que seu problema resolva, pq asma é mto ruim !! bjs

Nós 4 disse...

Lu, vou marcar amanhã!!! Não acredito que essa médica existe.
Eu já larguei mtos, como ela disse.
Ufa...

Anna Geralda Vervloet Paim disse...

Tenho um filho de 23 anos que começou com a 1ª crise de asma aos 3 anos,época em que eu não tinha gatos nem cachorros em casa.Tivemos nossa 1ª gatinha quando ele estava com 10 anos,em 1995.No ano seguinte fomos morar em Brasilia,levando junto a gata.Lá ela teve cria,6 gatinhos,doamos 2.Meu filho ficou curado da asma devido ao clima seco de Brasilia,voltamos em 1999 junto com os gatos(que já estavam em nº de 8), e ele nunca mais teve crises de asma,sempre convivendo com nossos gatos(20).Já cheguei a ter 24 gatos dentro de casa.Espero que isto sirva como prova de que a asma nada tem a ver com os gatos,ou o "pelo do gato" como popularmente costumam dizer.Moro em Porto Alegre com nossos felinos amados,todos vindo das ruas e nos "adotando" como lar,assim como minhas 2 cadelas.Minha filha trabalha salvando gatos das ruas e encaminhando para adoção na internet e tb pelas ongs de adoção.
Abraços e felicidades para ti e todos os teus "piludinhos"

Teodoro disse...

Mami não tem problema algum, mas, se tivesse, mudaria de médico e não de bichinho de estimação!

disse...

adorei essa médica! vivo ouvindo merda sobre o assunto... nada como um especialista de verdade, né?

:)

marisa licursi disse...

Ai, eu tbem passo aspirador todo dia...
Acho que ajuda bastante na rinite.
Mas isso é um mal moderno, de cidades muito poluídas...
Tendo gato ou não, quem tem que ter, terá.
Mas as famílias( todas) arranjam algum motivo pra
nos desanimar

Não desanimemos, Lu :D

beijo grande

Nós 4 disse...

Lu, o Bruninho chega esse fim de semana!! Ebaaaaaa

Ana, Anjogatos disse...

Tenho renite e outros tipos de alergia, porém nenhum foi desencadeado pelos gatos. Afinal convivo com eles desde os meus 6 anos e isso já faz um bocado de tempo, rs. Beijos

Prosopopéias Cintilantes disse...

Também gostei da médica! Pena que não é na minha cidade!
Bjs,
Stela

Unknown disse...

oi luísa! vixi, já ouvi muito que tinha que dar meus bichos... eu não tenho asma, mas tenho rinite alérgica. hj em dia faço tratamento homeopático e minha médica, como tem gato tb, me entende super bem... bjo!

Anônimo disse...

ei, parabéns pelo post. foi ótimo pra me esclarecer umas coisas sobre bichos e asma. tenho 3 gatos e faz uns 9 meses os médicos dizem que tenho sintomas de asma. ainda não to tratando mas não penso em ficar sem meus bichanos.