terça-feira, 24 de novembro de 2009

cuidados - plantas

muita gente tem me perguntado sobre as plantas que são tóxicas para os animais. eu mesma morro de medo e por isso só tenho uma palmeirinha aqui em casa. tô louca para comprar uma samambaia, e AMO espada de são jorge, mas esta não posso ter, pq é tóxica =(.

eu amo pantas, minha palmeirinha mesmo, está comigo há mais de 4 anos e passou pelo furacão sr. nicolau, que quase a matou quando chegou em casa com 4 meses e pelo vendaval lorena, que deixou a coitada podrinha. muito amor, atenção e um pouco de fertilizante e aos poucos ela fica vistosa de novo.

apesar de amar as plantas, a saúde dos meus gatos foi, é e sempre será minha prioridade. quando adotei o nico nunca tinha tido animais e mesmo assim fui sensata e comprei a melhor ração. afinal, se é para criar, que seja bem criado, né? é assim que penso. melhor menos gatos com melhor ração que muitos gatos e ração de quinta.

e quando falo de bem cuidar, a segurança é item primordial. além de telas nas janelas e casas seguras com muros altos, temos que ficar de olho nas plantas, produtos de limpeza e até latas. sim, pq se seu gato beber água sanitária, a água não tem a ver com isso, mas sim vc, que em determinado momento vacilou e deixou seu gato em risco. acontece, mas fica a dica para a galera abrir o olho.

para ajudar as que não manjam nada de plantas como eu, pesquisei alguns sites e achei um bem legal. no saúde animal vc consegue uma lista de plantas tóxicas e assim cuida do seu filho piludo!!! só clicar na imagem e ver a lista completa!!!


comigo ninguém pode

6 comentários:

Gatophenia disse...

Eu também amo planta e flor, mas a duplinha aqui detona. Além da lista que vc anexou Lu, vi também que cebola e alho são meio "ameaçadores", por isso fico com os olhos mega atentos na hora de cozinhar..
Bjs

Dee disse...

Eu fiz 2 vasos de hortelã e grama para os meus gatinhos.....agora pergunta o interesse deles pela hortelã? zero.

Vão até mos vasos cheiram fazem cara de nojo e vão brincar de outra coisa.

ô vida!

disse...

mto bom o post, mano! :)

tks!

Unknown disse...

azaléia tb é tóxica! a nina uma vez comeu uma azaléia que eu tinha (chegeui em casa e ela tava com a carinha até manchada de pink, de tanta flor que ela comeu!) e foi um corre-corre pro veterinário! hj a azaléia ta linda lá na casa da minha mãe... rs

marisa disse...

MUITO BACANA E INFORMATIVO!!

PARABENS, LOUCA DOS MIAUS!!

BJO

Mari Lee disse...

Tenho dois bbs peludinhos aqui em casa (vieram do Adote um Gatinho!) e estou pesquisando que plantas posso ter sem trazer riscos para eles.
Achei um site muito legal, com uma lista enooorme de platas tóxicas e outra lista enooorme de não-tóxicas, todas com foto: http://gatoseplantas.multiply.com
Não tirou todas as minhas dúvidas (alguém sabe da árvore da felicidade?), mas foi de grande ajuda.

Bjs