domingo, 11 de julho de 2010

grama de gato

por serem peludos e se lamberem para se limpar, os gatos acabam ingerindo uma quantidade grande de pelos, que se acumulam no estômago e geram bolas de pelo, famosas pelo gato de botas do shrek, e que causam engasgos e vômitos no gatos.



uma dica bacana para evitá-las é oferecer ao gatinho grama. sim, gatos comem alguns tipos de grama, pois elas ajudam muito na digestão. se vc não tem um belo quintal ou mora em apartamento como eu, a opção mais fácil é comprar as graminhas semi-prontas.

uma que já comprei e é bem bacana é da marca petpira, ela custa em média r$ 12,00 e vem num potinho. basta tirar a fita adesiva do fundo do pote, molhar e esperar sete dias. a grama nasce verdinha, fininha e bacana. existe a mesma versão sem o pote, só com a semente. custa um pouco mais barato, mas vc tem que plantar.



apesar de prática, ela é levinha e não dura muito. aqui em casa o nico destruiu em uns quatro dias. além da acidez da saliva, ele derrubava a planta e chegou a espalhar a “terrinha” que vem junto pela casa toda.

para quem gosta de aprontar como eu e tb não quer gastar muito dinheiro, a melhor opção é milho de pipoca. sim, milho normal, mas os de panela, não os de microondas. vc planta um pouco em um vasinho com terra, sem deixar os grãos muito no fundo e rega por alguns dias. em mais ou menos uma semana, vão brotar umas graminhas grossas e bem verdinhas. elas são mais resistentes e infinitamente mais baratas e os gatos adoram.



esta semana resolvi fazer de novo. os meninos não costumam ter bolas de pelos, pq comem ração que ajuda isso, mas é sempre bom inovar e oferecer coisinhas diferentes para eles, né?

o milho foi plantado hoje [domingo], em terra fertilizada. nenhum segredo. deixei no parapeito da janela, com ela fechada, para que eles não brinquem com a terra antes de brotar a grama.

o vaso ficou assim:



conforme forem passando os dias, vou postando fotos para acompanharmos a evolução da experiência. rs

ah... é importante não encharcar demais o vaso, senão fica meio fedido!

depois de crescida a grama, só deixar em lugar acessível e se divertir como eles comendo =D

22 comentários:

.mila alves. disse...

EBAAA!

Adorei a dica Lui. Super obrigada!
Na verdade eu achava que eles comiam matinho porque estavam com dor de barriga, só semana retrasada descobri que na verdade eles comem pra irritar o estômago e eles podem vomitar a bola de pêlos, né? rs

Um beijo.

Louca dos Gatos [luipinheiro] disse...

oi mila, a história que eu sei que a grama ajuda na digestão. por isso que els gostam tanto. =D

Daniela disse...

Nossa, tenho que comentar!! Gostei muuuito do seu Blog. As vezes penso que só eu sou tão "patológicamente" apaixonada por Gatos...rs*
Estou na reta final da Faculdade de Veterinária, e desde que me entendo por gente amoo muito os bichanos. E são todos, não apenas os meus. Tenho 5 meninas no momento!! Uma mais linda que a outra... Agora com o fim da Faculdade vou me dedicar mais a causa dos Felinos e pretendo daqui a um tempo montar um Gatil, apenas para gatos abandonados. Ainda é um sonho, mas que esta cada vez mais próximo de ser realizado. Bom, é isso! Já tô te seguindo... Beijão e parabéns pelo Blog!!!

Daniela Tórgo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carla Pinheiro disse...

As dicas estão cada vez melhores...

Beca disse...

Eu planto milho de pipoca. Eles adoram. e tem um aroma de milho muito bom. Super funciona. Bju.

Laurelin Corsets disse...

Pois é, eu fiz isso, mas NENHUM DOS TRÊS se interessou pelo milho... eles preferem comer minha fitônia e mastigar meu falso comigo-ninguém-pode (sem desespero, é falso, não é da versão venenosa... )

Paloma disse...

Sou nova por aqui e adorei o blog! Essa dica do milho é bem legal, vou testá-la com meus OITO felinos! Eles adoram uma graminha!
Bjos!

Cris disse...

Dá pra fazer também com semente de trigo, hoje em dia vendido em pacotes no setor de comida natural dos supermercados. Cresce rápido e rende bastante.

Amor & Miados disse...

eu plantava alpiste para o arthur depois que ele veio morar no apt mas depois de um tempo, parei, pq ele sempre dava um jeito de destruir os brotos que nasciam :P
cheguei a comprar uma especie de bambu tenra e pequena que nao durava muito , então as ultimas semanas ele estava comendo uns capins que nascem no jardim do meu prédio, parece que ele sabia quando eu os trazia, sempre me esperando mais ansioso do que o costume na porta
plantei o milho no começo da semana e hoje já tem pequenos brotos surgindo :) vou deixar escondido e tirar fotos quando estiverem prontos para serem "ceifados" heheh
vc tem orkut? queria te adicionar para mostrar as fotos :)
abraços e obrigada pela dica!

Leonardo disse...

Interessante, acho q vou testar esse esquema rs

Tudo se transforma, quando a alma é bela. disse...

Adorei saber que posso plantar milho de pipoca para os meus 5 felinos, hoje comprei no ceasa 2 vasos de grama clorofila, disseram que serve para gatos, eles adoraram, mas será que pode essa grama pra eles ? Alguém já usou ? Amanhã plantarei o milho de pipoca.Obrigada por compartilhar sua informação.BJS !!! Alessandra

Pri disse...

Sério que milho de pipoca serve????

Menina, procuro a graminha do gato em semente aqui e não acho em canto nenhum!

To com uns potinhos de flor vazios lá em casa, vou experimentar com o milho esse fds! Tomara q o preguiçoso daqui goste!

bjin

Lu disse...

Muito legal o seu blog!
Obrigada pela dica!

Thaty Maldaner disse...

Olá
Adorei o post. Minha gata Ágatha gosta muito de alface, cheiro verde, salsinha e folhas de nabu. Ela fica louquinha quando eu trago folhas de nabu.

Pra falar bem a verdade, ela fica louca com qualquer coisa verde, mas folha de nabu é o preferido dela.

abraço

Thaty Maldaner disse...

Minha mãe fez um vaso de 7 ervas e a mainha gata devorou 5 das ervas sobrou só a espada de são jorge e uma outra que é grossa demais. Até aquela planta fedorenta ela comeu. Eu tinha ido pra praia e deixado o vaso do lado de fora. Ai o baba dela colocou o vaso para dentro de casa.
Quando eu voltei da praia tinha um fedor daquela erva... hahaha A Ágatha tinha devorado tudo.

PS: Sim, minha gata tem um baba que cuida dela quando viajamos... Nesse acontecimento era o Dani, agora nos últimos 3 anos o baba é o Lucas.
Que chique né?

Leandro Koiti disse...

você sabe se a grama do milho cresce em lugar que não bate sol? eh q eu tenho um jardim de inverno no fundo de casa que eles ficam a tarde toda daí tava querendo plantar alguma coisa pra eles se divertirem =P

Célia Dutra disse...

oie amei seu blog e a dica do milho de pipoca, comprei e fiz hoje vamos ver se a mocinha aqui de casa aprova pois é meia patricinha e exigente hahah e minha dona!
rsrsr

branca disse...

Amei....
Plantando milho em 3...2...1...

Carla Soares disse...

Olá, plantei hoje os milhos. Gostaria de saber com qual frequência devo regar o vaso.

Obrigada e parabéns pelo blog.

Raquel disse...

Olá,

gostaria de saber se esse milho de saquinho brota mesmo.

Valeu.

Ceres disse...

Amei seu blog.vou seguir sua dica do mulho da pipoca.moro em apartemento e tenho que sempre catar grama,e não é muito limpa pois esta rua.a dica do mlho de pipoca eu gostei.valeu .bjão pra vc.