quarta-feira, 7 de julho de 2010

ronronoteraia

há quem diga que eles venham com motor, outros que eles têm asma. o que não dá para negar é que o ronronar dos gatos atrai a maioria das pessoas. quem gosta dos pequenos, fica impressionado com a habilidade felina, quem não gosta... ah, estes não contam.

tema que gera enorme especulação, o ronronar dos gatos se dá, na maior parte do tempo, para demonstrar felicidade, afeto e alegria, mas sabe-se também que eles ronronam, em casos raros, quando estão com dor ou algum mal estar. nestes casos, é importante ficar atento ao ambiente e o comportamento do felino e sempre buscar ajuda veterinária se estiver com dúvidas. enfim, é um som 100% ligado ao sentimento dos felinos.

veterinária voluntária da ong e especialistas em felinos, a dra. angélica lang klaussner*, médica dos meus quatro filhos, explica que descobrir seu funcionamento é um completo desafio para a classe veterinária. “já se sabe que ocorre durante a inspiração e a expiração, como um movimento contínuo, mas que não são originados das cordas vocais, como demais sons como miados e grunhidos”, conta.

mas então de onde vem este som tão intrigante? dra. angélica conta que apesar de não passar pelas cordas vocais, ele passa sim pela caixa vocal do animal. “não sabemos ao certo como ele é produzido, mas o interessante é que esse movimento passa pela caixa vocal, originando o ruído tão maravilhoso do gato e extremamente expressivo. e isso torna os gatos seres ainda mais intrigantes”, diz.

para nós, gatófilos, não importa como é produzido, e sim, que é um dos sons mais calmantes e capazes de produzir mais “ouuuunnnnn” do mundo. há quem diga que é terapêutico. eu, particularmente, acredito em ronronoterapia e adoro quando meus pequenos ronronam alto. é quase como uma aprovação, uma demonstração de afeto. a maneira deles de dizer que gostam da gente, né?

e como o louca acredita que todos merecem ronronoterapia, deixo com vcs o ronron da xamã, uma temporária fofa que tive em casa que ronronavam tão alto que deu para registrar num vídeo. hoje ela chama lótus e é a filhota da amanda, uma das voluntárias da ong.



* a dra. angélica colaborou com este post. para os interessados, ela atende na rua estado de israel, 46, na vila mariana. o horário de atendimento é das 9h às 18h, de segunda a quinta, e até às 16h, sextas e sábado. não é necessário marcar consulta. e como sempre me perguntam, ela também atendem cachorros.

6 comentários:

Clubinho do Papel disse...

Ronron é sim uma delícia. Depois que Zecat chegou, é raro eu ver Sr. Gato ronronar, e quando o faz é timidamente. Zecat pra compensar a minha tristeza, ronrona alto que também dá pra ouvir. ^^

Tânia (Marienkäfer Laden) disse...

Que motorzão! Qdo o Jake deita na cama com a gnt, o ronron é ligado na hora.

Daniela Tórgo disse...

Realmente não nada mais tranquilizador que um gatinho ronronando ao lado da gente!!!

GRAÇA disse...

Miuamiuamiau,eu sou a Kika,uma gatinha muito feliz e gosto muito de fazer amigos
Queres ser meu amigo?
Então vai ao meu blog e diz ,tens lá um selinho para ti meu.
Ronrons
Kika

Silvia disse...

ah, é uma delícia...
o ronrom mais alto daqui é 100% Algodão! ele chega a me enganar: acho que tem alguém roncando do meu lado.
Nestes dias fresquinhos, a combinação do dia é colo e motorzinho ligado...

Ana Raquel disse...

Que fofo, Lu. Fiquei com dúvida quando vi esse vídeo, porque é um barulho tão legal! E confesso que saber que é um "mistério", pra mim, passou a ser mais legal ainda. hahaha

Beijão