segunda-feira, 3 de junho de 2013

castrações

muitas pessoas acabam me pedindo ajuda para castrar seus animais, ou animais que acham na rua, pois acham o valor das castrações particulares caras. é importante lembrar, antes de tudo, que veterinários vivem do trabalho deles. é com o trabalho deles que eles pagam aluguel, prestação do carro e tudo mais, igualzinho a gente!

assim como o padeiro não te dá pão pq ele vive de vender pão, e a manicure não quebra seu galho e faz sua unha na faixa pra te ajudar, o veterinário vive de tratar animais e ele não tem obrigação de fazer nenhum trabalho beneficente. claro que quando falamos de profissionais de saúde a coisa muda um pouco de figura, pois estamos falando de vidas! 

mesmo assim, acho super importante falar disso, pq muitas pessoas reclamam a beça do valor cobrado pelos veterinários. particularmente, não acho ruim pagar consultas para a vet dos meus gatos. acho que vale cada centavo, pois ela os examina minuciosamente e me orienta sempre que preciso.

alguns vets, entretanto, doam um parte do seu tempo para ajudar protetores ou pessoas que simplesmente acharam um animal de rua e querem ajudar. eu acho isso muito bacana. e acredito que é uma excelente maneira de incentivar a ajuda animal. afinal, se vc resgatar um animal de rua e receber milhares de nãos, vai ficar desmotivado e pode fazer vista grossa para o próximo animal que vc encontrar.

de qualquer forma, não é obrigação do vet ajudar, né? a ajuda é sempre voluntária, não podemos cobrar nada. a vet dos meus gatos ajuda bastante. já me ajudou. trabalha para uma ong, já vi cobrar uma consulta apenas para atender 3 ou 4 gatinhos ao mesmo tempo, pq sabe que são gatos que estavam abandonados.

Sempre que eu posso, eu ofereço castrações para pessoas que me pedem ajuda. sempre com a condição que ela cuide do animal até que ele seja adotado. aí fica uma troca justa. eu pago a castração, ajudo a divulgar, mas a pessoa cuida do pequeno até que achemos uma família para ele.

o que pouca gente sabe é que com boa vontade e ZERO dinheiros, vc pode castrar um animal em são paulo. o centro de controle de zoonoses (CCZ), oferece este serviço gratuitamente. e não pense que pq é um órgão da prefeitura que é um serviço mais ou menos não, viu? o serviço deles é bacana e tão bom quanto muitos veterinários particulares.

para castrar um animal pelo ccz de são paulo, vc precisa ir até o ccz e pegar uma senha. se não me engano, vc pode pegar mais de uma senha por vez (acho que são 10 - não tenho certeza) e no dia combinado é só levar o animalzinho lá para que ele seja esterilizado.

não requer prática e nem habilidade. só precisa um pouco de boa vontade e disposição de ir até santana buscar a sua senha!  o ccz fica na rua santa eulália, 86 (santana) - tel.: 11 2224-5546 \ zoonoses@prefeitura.sp.gov.br

e lembrem-se, é MUITO importante doar animais castrados, para que não haja nenhum imprevisto.

pratique a guarda responsável!

3 comentários:

Mo Dantas disse...

E isso ai Lui, vamos cuidar de nossos animais com responsabilidade e lembrando que antes do vet se tornar vet ele investiu anos da vida dele para obter conhecimento que ele tem, adorei o post!

Livros, Filmes e Gatinhos disse...

Parabéns pelo post Lui!!!

Devemos sempre cuidar da saúde e do bem estar de nossos anjinhos, tá certo que as vezes os precinhos são meios salgados, mas nada que não valha a pena, afinal, o que é mais gratificante do que ver nossos amados bem????

O Pepe ainda não é castrado, mas eu estou esperando ele ficar um pouquinho mais velhinho e vou levá-lo no vet.

Um grande beijo
Nath e Pepe

vet show disse...

concordo plenamente http://www.vetshow.com.br/p/1406/mini-files-fancy-feast-com-frango-ao-molho-alimento-umido-gourmet-superpremium-para-gatos-adultos---purina-na-purina-somos-devotados-aos-animais-de-estimacao-sao-eles-que-nos-inspiram-dia-a-dia-a-sermos-lideres-em-ciencia-e-nutricao-para-pets