terça-feira, 6 de novembro de 2012

seborreia

sábado notei que a preta (rita) está com caspa. na verdade eu achei que era caspa. a coisa era toda meio estranha. além de pontinhos brancos entre os pelos (mais volume próximo ao rabo), ela também estava com chumaços de pelinhos emaranhados.

(ignorem o estado da minha unha, por favor!)

depois de escovar bastante a pequena e tirar os tufos, fiquei muito preocupada. se fosse caspa mesmo, eu teria que me virar para dar banho nela. pelo menos na minha cabeça!

eu odeio fazer consulta por telefone/e-mail. afinal, a veterinária ganha para diagnosticar um animal e tratá-lo. é o meio que ela se sustenta e obviamente eu acho que temos mesmo é que fazer consultas. e, nem a melhor veterinária é vidente. ela não consegue fazer um bom diagnóstico sem examinar o animal, né?

além disso, ninguém chega na padaria e fala: oi, dá um pãozinho aí rapidinho, só para matar a fome momentânea, depois volto com mais calma e compro meia dúzia, né? então não tem pq fazer isso com outros profissionais.

enfim, mesmo sendo contra, não resisti e pedi orientação para a dra. angélica. só fiz isso, pq queria saber se rolava esperar para levar a pequena para consulta no abado ou se devia correr para um vet 24h. sim, eu sou uma mãe exagerada!

bom, ao que tudo indica, a preta está com seborreia. esta doença “ocorre comumente em animais que não se lambem, ou se lambem insatisfatoriamente. assim, essa caspa - que na verdade não é caspa e sim a descamação natural da pele  -  acaba se acumulando nos pelos”.

a boa notícia é que não é grave. a notícia ruim é que falta de vitaminas podem agravar o caso, então vou levá-la para uma avaliação detalhada para que a gente saiba exatamente o que fazer. até sábado de manhã, estou caprichando nas escovadelas (matinais e noturnas), pois isso ajuda a diminuir um pouco.

como vocês sabem a preta é super medrosa. ela melhorou horrores, dorme comigo, adora ser escovada, adora carinho, mas entra em pânico quando é manipulada. ou seja, segurou mais firma é grito na certa! as vezes ela me arranha e tenta se soltar. ou seja, só deus sabe o que acontecerá no consultório no sábado de manhã.

mas não tem jeito. teremos que passar por isso, que seja logo. e que ela me surpreenda e se comporte bem. vou aproveitar a vacinar a pentelhinha e tentar descobrir a idade dela. quem sabe de quebra consigo dar banho, cortar as unhas?


sonhar ainda é de graça, né?

18 comentários:

Cláudia Gomes disse...

Amei sua pretinha. Eu tinha 2 gatinhas q tbém tiveram isso, nunca deu problema, só tinha q escovar pra tirar o excesso de "caspinha". Hj tenho 2 machinhos, por eqto ñ tem nada disso. BJk pra vc e pra pretinha.

Juliana Briotto disse...

A gente sofre por antecipação, né, Luísa?! Eu te entendo perfeitamente! Vou ficar aqui torcendo por vocês e aguardando notícias! Beijos...

Karina disse...

A gata de uma amiga teve o mesmo problema da Rita. Como ela é meio gordinha, não conseguia se limpar próximo da região do rabo, então ficou cheia de descamação. Espero que sua Petinha fique bem e não se assuste muito com a visita à vet.
Beijos

Louca dos Gatos [luipinheiro] disse...

karina, é isso mesmo, gordinhos e preguiçosos acabam tendo isso ;)

Tathi disse...

Kkkkkkk meu gato está com o mesmo probleminha... Escamação próximo a região do rabo... Quando li "gordinhos e preguiçosos acabam tendo isso" fiquei mais aliviada.... Esse gordinho é muito preguiçoso mesmo!!!! Obrigada :)

Unknown disse...

Nossa, a Rita é a "cara" do meu Smoke! Descobri ontem que ele está com caspa e ele é gordo (7 kg quando está mais magro...). Obrigada pelas dicas, vou pentear até sair estes pontinhos brancos... achei os pelos sebosos também...

Abraço, Drika.

João Inácio disse...

Bem, isto parece mais um território feminino....

Buenas, o Bóris, meu siamês com 15 anos de idade, sempre teve problemas com caspa ou descamação. Numa época em que a minha vida estava meio (muito) complicada, ele morou com a minha mãe, noutra cidade. E acabou pegando pulgas da gata de uma vizinha dela. Foi um longuíssimo - e caríssimo - tratamento do bichano. Foi um inferno, na verdade, e resolvi trazer o Bóris a morar comigo novamente. Tudo foi bem, até que notei que ele voltou a ter caspa (muita). Achei que pudesse ser pulgas, apesar de ele nunca sair do apartamento e jamais outro animal o visitar (ele, temperamental que é, nem deixaria...). Não é. Como o Bóris é mais que gordinho (ele tem 10 quilos...), ele não consegue se lamber em boa parte do corpanzil, aí já viu, né? Confesso que eu desleixei com as escovações dele (o fofo detesta). Já vi que terei que retomar o ritual da escovação. O Bóris come ração seca, come carne toda a semana e certamente bebe mais água que eu (são duas vasilhas de dois litros no apartamento que ele esvazia com rapidez incrível). E, nesses 15 anos, nunca ficou doente. Graças a Deus, por ele, e por mim. Acho que é mais fácil tentar uma audiência com o Papa para falar sobre pornografia do que fazer o Bóris entrar na caixinha de transporte e levá-lo ao vet, sem que ele quase infarte de tanto reclamar, miar, chorar e ficar com a língua para fora. De qualquer forma, ele está com muita caspa dessa vez e estou procurando um vet que venha em casa examiná-lo e que, para isso, não cobrem a fortuna que todos os que eu consultei por telefone até agora querem. Dedos cruzados!
Abraços
João - Porto Alegre - RS

Unknown disse...

Oi gente, sou mãe de primeira viagem da gatinha Mia Maia e descobri essa semana que ela está com caspa, majoritariamente na região do rabo. Mas a Maia não é gorda, apesar de que ela deve ter engordado um quilinho desde o ultimo ano, quando ela estava com 4 kilos. Eu a adotei há cerca de dois anos e tenho um amor descomunal por ela, vivo fazendo carinho, alisando, correndo atrás dela pelo apartamento, brincando...nem preciso dizer que ela dorme comigo e que eu fico ligada em tudo o que se passa com ela, apesar de eu trabalhar fora. Sempre vou almoçar em casa para dar comida a ela e troco a água pelo menos duas vezes por dia. Ela também tem uma saúde muito boa e não percebo ela ficar doente, apenas alguns espirros eu já notei, mas acho que é normal. Ela se lambe muito e eu procuro escovar sempre que me lembro e tenho tempo, mas nos ultimos tempos eu confesso que dei uma descuidada, então, talvez por isso tenha aparecido a caspa. Gostaria de saber se banho resolve, porque até hoje ela só tomou uns dois e se esse problema deve ser investigado. De qualquer forma, pretendo levá-la ao veterinário o quanto antes porque já está na hora da consulta de rotina.

André Nascimento disse...

Oi, como tratou? O que recomendaram? Obrigado

Babe disse...

Pessoal, minha gatinha preta está exatamente com isso. Já reparei que ela é preguiçosa pro banho, não se lambe muito. Posso dar alguma vitamina ou algo pra ajudar a eliminar a "caspa"? Banho com água tá fora de cogitação pois ela odeia.

mari disse...

Babe, você precisa dar vitaminas para a melhora do pelo e imunidade mas o banho é necessário, precisa ser um shampoo específico para doenças de pele. A minha também não gosta de banhos mas como ela não tem o hábito de se lamber ele se torna necessário para a saúde dela. Os shampoo lá da virbac são os mais recomendamos.
Leve num vet que ele te orienta melhor.

PET CARE disse...

Oi gente minha lindona tb está assim perto do rabo, mas eu a escovo bastante pq ela odeia banho e eu evito para não estressa-la.
Vou comprar um shampoo para pet neutro que vi no site Bicho Integral, ele é base de plantas que tratam a pele...acho que algo natural é melhor pois hoje li um artigo de um rapaz que deu banho seco no gato dele e ele morreu pelo contato com um componente tóxico do shampoo. Eu sempre usei shampoo de bebê da granado na gata e nas minhas cachorrinhas. Tudo por elas sempre!

Unknown disse...

Olá eu também m tenho um gatinho ele e se chama Alex,meu ele parece o Garfield ele está cheio de caspa atrás do pescoço, para baixo nossa da até dó do bichinho agora eu fiquei sabendo que tem que escovar para sair a caso as dele ,gente valeu!!!

Xuxo e Xuxinha disse...

Amei a Rita!! pessoal eu tenho um grupo de wattsap com pessoas que amam gatos!! LÁ tiramos dúvidas e compartilhamos tudo que envolve nossos peludinhos!! GOSTARIA de convidar todos a participar!! Quem aceitar faça contato comigo!! 55 21 99807 8609

Liliane disse...

você me tranquilizou, ontem notei essas caspinhas na minha gata preta, mas vou levá-la ao veterinário par ver se é falta de alguma vitamina, obrigada pela dica.

Helena disse...

Beleza, meus 2 gatos gordinhos tem caspa e o magrelo ñ tem...Bate com o diagnóstico: obesidade

Junior Lima disse...

Minha Olga não se lambe muito, e talvez por isso o surgimento da caspa. Estou morando em apartamento faz quatro meses, e eles (tenho 5) eram acostumados a viver em vilarejo sem muros, ou seja, vida livre, embora perigosa, diante das ações humanas. Vou passar a escovar os pelos pretos de Olga e não vou mais dar banho, pois, achava que um banho, nestes casos, era essencial.

Carolina Batista disse...

A minha Sarah tem essas caspinhas. Estou preocupa, pois teve uma provável intoxicação com espasmos, coceira e vermelhidão no ouvido. O ouvido melhorou, mas os espasmos e a coceira não apesar de menos frequentes. Já fui a três veterinárias tomou antialérgicos , antibióticos, remédios pra fígado. Estou na pesquisa, mas ninguém fecha um diagnóstico, já catei atrás de mordidas de pulgas, fezes de pulgas e nada. 😔